6.9.11

blue valentine. ou como é triste um amor que acaba.


é impressionante a capacidade que brasileiros têm em ferrar nomes de filmes. eu gostaria de saber se a pessoa que escolheu o título "namorados para sempre" realmente assistiu a blue valentine. é impressionante também como a academia norte-americana pode ser tão injusta ao considerar que uma insossa natalie portman, em um filme boh-ring, merecia mais um oscar que a michelle willians, aquela linda.
não sei se foi uma escolha acertada assistir esse filme em uma noite pré-feriado, sozinha em casa e com TPM. porque olha: taí um filme que é um turbilhão de sentimentos.
cindy e dean se conhecem por acaso, se apaixonam por acaso e, por acaso, vivem uma história de amor. é aquela coisa. eles estão apaixonados e encantados um pelo outro, admiração, respeito, lealdade, companheirismo. risos juntos, choros juntos. tudo aquilo que é comum entre duas pessoas que dividem um sentimento tão forte. e daí acaba. toda história tem começo, meio e fim, mas o filme só mostra os extremos: o começo (a felicidade) e o fim (aquele desastre). só podemos supor o que aconteceu durante os anos (provavelmente uns 7 ) para aquele relacionamento, que era tão forte, degringolar daquela forma.
aí o filme mostra com maestria aquilo que acontece com vários casais que já se amaram muito:o desamor. e ele é mais triste do que qualquer coisa. do que qualquer infidelidade, traição, whatever. a perda daquilo que os mantinham juntos, começo dos antônimos: o desrespeito, o tédio, a falta de desejo, as agresões gratuitas...
e o pior: sempre tem aquele que, de um lado, não suporta mais e reage sendo meio sádico, e aquele que fica se perguntando como a felicidade conseguiu se transformar naquela dor? o mérito do filme talvez seja exatamente esse: nos mostrar que tudo isso pode acontecer, aconteceu ou está acontecendo com a gente. sem tirar, nem pôr.

#ficadica!

4 comentários:

  1. Amei a dica, já vi em outros blogs, mas tu me convenceu e principalmente, nem contou tanto do filme, pq existe por ai muita gente sem noção ¬¬

    Bju!

    ResponderExcluir
  2. Já baixei o filme. Mas tá paradinho isso aqui, hein filha.

    ResponderExcluir
  3. vous allez aimer, mon ami!!
    tá parado mesmo, mas ou, ando sendo assunto demais! haeuaeh ;*

    ResponderExcluir
  4. sugestão então: http://www.facebook.com/30DayBookChallenge se aceitar, prometo ler todos os dias araherauihe

    ResponderExcluir