11.3.11

Pede para sair. Ou como Cisne Negro é ruim.


ontem fui ao cinema com alguns amigos assistir o tão famoso cisne negro. se eu pudesse escolher uma palavra para descrever o filme seria: clichê. duas? grande clichê. porque é exatamente isso que o filme é: um emaranhado de senso comum. a história de uma menina talentosa e dedicada que tenta ser perfeita em tudo o que faz, mas começa a se sentir pressionada e fica doida; perde-se dentro de si mesma e não consegue mais distinguir o que é ou não real. pensem bem: quantos filmes já vimos com essa temática? gente, até a glória perez falou sobre isso. o que eu não consigo entender é por que as pessoas ficam assustadas com a mania de perfeição da personagem. olha, ela não é uma pessoa qualquer, ela é a promessa de uma companhia de balé de nova iorque, não é como se ela fosse uma bailarinazinha da escola da esquina. sério: alguém já ouviu falar em alguma bailarina (e eu falo bailarina DE VERDADE) que não esteja sempre em busca da perfeição? um atleta? se ela não fosse talentosa e dedicada ela nunca estaria ali para começo de conversa. "ah, mas a lily não é como ela e também é bailarina". meu, lily usa cabelo solto quando todos estão de coque; lily vai para baladas, fuma e bebe. é por isso que lily não é a rainha cisne. ponto.
claro, talvez lily não tenha aquela mãe frustrada e opressora, mas, ainda assim, isso não justifica o fato de a nina ser tão covardona. cara, não quer pressão? vai ser funcionária pública, filha.
sabe, é um filme chato, sobre uma menina chata, vivendo uma vida chata com uma mãe chata. procurar qualquer coisa a mais do que isso nesse filme é achar pelo em ovo. não existe intensidade, não existe surpresa. é tão visceral quanto um gatinho tomando leite. não assistam. não percam tempo e dinheiro como eu perdi o meu.

7 comentários:

  1. Eu até tinha vontade de assistir esse filme, mas aí o pessoal começou com a babação de ovo, só elogios e eu fui perdendo o interesse...

    ResponderExcluir
  2. Poxa, pra mim o filme fala muito mais que sobre uma menina chata numa vida chata.
    É um drama humano tão clássico e antigo que, como você disse, já existem 500 obras sobre o assunto. E acredito que essa foi uma das boas. Eu gostei pacas do filme. Além de ser bonito, esteticamente falando, toca num assunto que já foi um tópico na minha vida. O perfeccionismo da garota é o de menos. O verdadeiro cerne da história é o conflito entre a máscara e a sombra - e isso é muito bem trabalhado. É o tipo de filme super previsível, que não importa muito a história, mas como é contada.
    Talvez o filme se torne insoso se assistido por alguém que nunca passou de Dr. Jekyll a Mr. Hyde. E sei lá se é isso.
    Que pena que vc não gostou! Da próxima podemos ver o outro filme lá, do drama do rei gago. xD

    ResponderExcluir
  3. Eu AMEI o filme, de verdade. Isso de "história inédita", pra mim, não é tão imprescindível assim para que o filme seja bom; pra mim, conta muito mais a maneira que a história é tratada, a atuação, enfim.. são mil e um fatores que fazem um bom filme.
    EU amei Black Swan, achei o filme bastante psicológico e adorei o modo como a Nina foi se transformando em cisne negro! Na cena final, qdo ela está normal, mas a sombra em forma de cisne, eu juro que achei fantástico! hehehe
    Maaas... não agradou todo mundo, assim como todo filme!
    Beijinhos, amorsh! Vou procurar as musiquinhas francesas que vc me disse!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!
    Finalmente alguem com uma visão do filme parecida com a minha. Não que eu esteja certa, mas tava um pé no saco ter que fazer "ahm ham" quando alguém baba ovo do filme, só pra não ter que entrar na discussão e desgastar a toa.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!
    Finalmente alguem com uma visão do filme parecida com a minha. Não que eu esteja certa, mas tava um pé no saco ter que fazer "ahm ham" quando alguém baba ovo do filme, só pra não ter que entrar na discussão e desgastar a toa.

    ResponderExcluir
  6. realmente esse filme é chato,e aqui não estou criticando o tema , mas sim a forma como foi desenvolvido, dialogos ruins que não se desenvolvem, e deixam a responsabilidade para imagem, que é bonita mas não dá conta do recado, o filme não é inovador pelo tema, e não consegue ser inovador na forma como conta a história, é um filme que se esforça para ser cult,possui belas imagens e só.

    ResponderExcluir
  7. Muita gente falou bem desse filme, mais eu também nao gostei.

    Achei extremamente DRAMÁTICO em todos os sentidos... e estranho.

    É ruim de eu assistir denovo..

    ResponderExcluir