16.3.11

autoajuda

minha avó adorava ler o livro de salmos. aquele livro pequeno de capa dura azul? então. eu era criança e lembro bem dela abrindo aquilo, lendo algum tempo e respirando aliviada. eu pegava o livro escondido e não entendia nada. minha outra avó gostava muito de televisão. de vez em quando ficavam todos os netos assistindo e fazendo companhia. aí tinha um programa do gugu que, entre os intervalos, passava uns pensamentos do chico xavier. ela vivia pedindo para alguém anotar e lia depois. e tinha minha professora do ginásio (sou da época do ginásio, beijos!) que adorava ler "os minutos de sabedoria". vez ou outra na sala ela mandava um versinho de axioma moral de alento aos perdedores. pensando bem, devia ser legal para todas elas ter algo assim, reconfortante, tão perto.
aí eu estava aqui à toa, resolvi abrir meu próprio livro de autoajuda e voilá:

Qual é o problema? Por que se comprometer é um problema tão grande para o homem? Acho que, por algum motivo, quando um homem está viajando pela autoestrada do amor, a mulher com quem ele está envolvido é como uma saída, mas ele não quer ir para lá. Ele quer continuar na estrada. Já a mulher é assim: "Olha, gasolina, comida, alojamentos, essa é nossa saída, tem tudo que você precisa para ser feliz...Saia já, agora!". Mas o homem está concentrado no próximo sinal que diz: "Próxima saída 45 quilômetros", e pensa: "Dá para ir até lá". Às vezes dá, às vezes não dá. Às vezes, o carro acaba no acostamento, com o capô levantado e fumaça saindo do motor. E ele, sentado no meio-fio sozinho: "Acho que era mais longe do que eu pensei".

#REFLITAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário