6.7.11

da arte de entrar no ônibus errado.

li o post patrícia e achei muito bacana o modo que ela colocou suas angústias em uma metafóra de não saber que ônibus pegar. me lembrou um filme do woody allen que e gosto bastante, memórias. o personagem, um diretor de filmes de comédia que quer fazer filmes sérios, tem esse sonho em que ele está em um vagão de trem cheio de pessoas tristes, e ele tá indo não sabe aonde, e do seu lado tem um vagão todo animado com festa regada a vinho e caviar.

eu tenho minha própria metáfora.

desde muito, muito nova, eu tenho um sonho recorrente com ônibus errado. é até engraçado. eu entro no ônibus, passo a catraca e percebo que não peguei a condução certa , aí eu vejo que não tenho mais nenhum dinheiro e não sei mais onde estou. o ônibus continua seu caminho, e eu estou lá: sem dinheiro e rodeada de pessoas estranhas. depois de um momento de muita angústia eu reconheço alguém. só que é alguém que eu sei quem é, mas não tenho a menor intimidade. a caixa da padaria da esquina; alguém que eu estudei mas nunca troquei uma palavra; um vizinho que eu só topo no elevador.... a angústia aumenta e o sonho acaba sem fim. eu sonho com isso há anos. ou pelos menos costumava a sonhar, porque há mais ou menos uns 2 que isso não acontece.


lembro das vezes que conversei sobre isso com minha psicanalista e ela tentava me induzir a interpretações óbvias: a angústia de estar perdida; a incapacidade de agir; a falta de ter com quem contar.

há dois anos eu não pego o ônibus errado. devo ter começado a prestar mais atenção, né?



2 comentários:

  1. Talvez.. Essa coisa de sonho não tenha sentindo algum, mas eu acho que tenho.. Sonho com mar revolto e todas as vezes acontece uma reviravolta na minha vida, é certo! Isso é louco, não?! Rs

    ResponderExcluir
  2. Sonhos são coisas misteriosas , com certeza todos nós temos ou já tivemos sonhos intrigantes como esse 'do ônibus errado'. E outra coisa: viver sensações reais dentro de um sonho é algo mais intrigante ainda , é ,realmente, tudo isso é um verdadeiro misterio da mente humana.
    (um dos misterios).
    Quanto a haver um significado especifico , não tenho opinião , mas é estranho , sonhar e sonhar repetidas vezes com algo , deve haver uma razão.

    Obs: Muito bom o Blog, tou seguindo '-'

    (priscy-suckerpunch@blogspot.com)

    ResponderExcluir