25.12.10

Natal, eu e o Woody Allen

não curto muito natal por motivos óbvios: não sou mais criança e não sou cristã. bem longe disso, né? sou atéia. então nem dá para encontrar um espírito natalino. gosto dessa época, das ruas molhadas e das luzes. mas sentir uma felicidade extrema comendo peru, não é comigo. não consigo entrar no clima de fraternidade da música da Simone.
mas esse ano ganhei um presente tão legal que até merece um post. todos sabem que eu não sou lá muito cinéfila. gosto de cinema como qualquer pessoa normal gosta, assisti todos esses filmes que as pessoas dizem que a gente não pode morrer sem ter visto, mas, né? não sei o nome do diretor nem do meu filme predileto. tenho uma preguiça tão grande disso. de quem acha que o cinema te transforma em um grande intelectual, que ficar falando sobre aquele diretor búlgaro te faz muito inteligente. ZZZzzZZZ. continuo com Otto Lara Rezende quando ele diz que o Cinema é uma maneira fácil de ser intelectual sem ler e nem pensar. e eu ganhei um box do Woody Allen.

Allen para mim é muito mais que cinema. é outra coisa. junto com Salinger, Gabo, Jane Austen, Nelson Rodrigues, Dostoiévski, Fitzgerald e Érico Veríssimo, ele fez de mim quem eu sou. não só pelo estilo ou pela estética, mas, principalmente, pelo que ele conseguiu exprimir em todoas as suas obras: nossas pequenas neuroses cotidianas que diz tanto sobre a gente. a busca de um sentido para o que não tem sentido nenhum, cujo o fim é sempre o mesmo. e é isso que sempre me encantou nos filmes dele.
Melinda & e Melinda, por exemplo, é o filme do Woody que é a metáfora da minha vida. mostra como a minha vida é igual a da Melinda que vive na linha tênue do tragicômico. não importa a merda que esteja minha vida, ela acaba sempre em piada. não importa quão simples tudo seja, eu irei complicar. porque isso é um filme do Woody Allen e isso sou eu.
quem me deu esse presente pode até achar que deu alguns DVDs para um fã. mal sabe que me deu uma parte de mim.

4 comentários:

  1. Eu tenho uma relação sem nome com filmes, não sei explicar. Às vezes acho uma alienação que o capitalismo nos empurra goela abaixo, mas na maioria das vezes acho que determinam o meu jeito de ser. Nunca vi um filme do Woody Allen, - não que me lembre - mas nunca vi ninguém falar mal, e reconheço sua genialidade de longe.
    Meu tempo de sentir o espírito de natal se foi, o deste ano foi tão...vazio, mas não quer dizer que assim seja ruim, afinal é só mais um dia.

    Mas boas festas pra você, um desejo "neutro" já que generalizei o tipo de festa :)

    Amei seu post, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cinema também não é o meu forte e gosto mais de ler. E detesto a cara de reprovação das pessoas quando digo que prefiro livros a filmes.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de buñuel... vc curte tb???
    Dei de presente uma vez um box com vários filmes dele... Uma pena q eu não ganhei de ninguém ainda... rs

    Bjusss e seu blog foi lá pra minha listinha! =)

    ResponderExcluir